terça-feira, 6 de março de 2012

16

Tudo que aprendi (e aprendo) com ela

Definitivamente ter me tornado mãe me fez uma pessoa mais sabida,mais ágil,mais sagaz,mais humana e mais bundona também,a chegada da Helena me ensinou muita coisa e desde aquele 13 de agosto de 2009 até hoje eu não paro de aprender com ela...


Aprendi com a Helena a ser mãe,só ela poderia me ensinar isso,só a chegada dela poderia me mostrar como eu seria diferente e ao mesmo tempo igual..


Aprendi a ficar sem dormir e não pirar por isso,aprendi que o amor alimenta mesmo,alimenta a alma,aquece o coração,deixo claro que o amor não mata fome ok? mas aprendi a comer sem mastigar por exemplo...


Aprendi que a amamentação é uma coisa divina,e que todo o esforço vale a pena para consegui-lo,aprendi que dói mas aprendi que passa.


Aprendi a ter mais paciência e ser menos ansiosa,aprendi a esperar chegar a hora certa,aprendi que não adianta ,tudo tem seu tempo.


Aprendi que não existem comparações entre os nossos filhos e o dos outros,cada criança é única,singular,cada uma reage de uma forma,cada uma desenvolve de uma forma,pra que comparar,pra que procurar comparações? 


Aprendi que não adianta eu ficar histérica quando ela esta histérica,vira um jogo de "quem guenta mais" e quase sempre ela vence,aprendi que quando ela esta histérica,de birra,eu devo me transformar num monge budista,a ira dela passa e eu me sinto melhor.


Aprendi que não adianta falar com ela de igual pra igual,eu sou a mãe ela é a filha,e sempre estaremos nessa posição,aprendi que ela deve entender isso desde agora.


Aprendi que eu preciso abdicar sim de fazer algo para dar atenção máxima e absoluta a ela,aprendi que ela precisa de horários,rotinas,precisa de regras e isso é muito bom pra ela,ela compreende.


Aprendi a respeita-la,a ouvi-la,a entende-la,aprendi que apesar  de ser minha filhinha ela é uma pessoa,um individuo,com sua personalidade,com seu gênio,ela merece ser compreendida,eu devo isso a ela.


Aprendi a sorrir mais,a chorar mais,aprendi a brigar,a gritar,aprendi a lutar,lutar por ela,por mim,por nós.


Aprendi a dirigir!


Aprendi que as minhas decisões nunca mais serão só minhas,serão sempre nossas,as minhas decisões sempre serão por ela,pro melhor pra ela.


Aprendi que eu posso ter meus momentos de egoísmo,aprendi que eu não preciso fazer tudo com ela pra me sentir mais mãe dela,nós temos nossos momentos juntas,eu tenho só os meus e ela tem só os dela,assim somos mais felizes.


Aprendi que desejar que ela fique mais com o Marido as vezes, não me faz uma mãe ruim,uma mãe que renega seu filho,desejar que ela me deixe sozinha por algumas horas só faz o meu amor crescer ainda mais..


Aprendi a me fazer de surda para as diarréias mentais em relação a educação e limites,aprendi que a filha é minha e do Marido e só,aprendi a falar na hora que a filha é minha em qualquer intromissão..


Aprendi a reconhecer as pessoas amarguradas e recalcadas e que sempre tem algo negativo pra dizer,aprendi a me afastar delas e afastar a minha filha delas.


Aprendi que a língua é chicote do rabo e o que você critica aqui você paga lá,cada mãe faz o melhor que pode,aprendi a jamais criticar uma mãe que faz o seu máximo..


Aprendi o porque da minha filha gostar tanto das mesmas pessoas do que eu ,não foi influência eu juro,aprendi que ela sente o carinho verdadeiro da mesma forma que eu,aprendi a reconhecer os tratamentos falsos para com a gente,ela também.


Aprendi o significado do amor incondicional..Aprendi a ser cada vez melhor por ela!

16 comentários:

Dani Castro 80 Royal disse... [Kaka respondeu]

Lindo lindo esse post!
Como mãe aprendemos todos dias novas coisas.
Ontem aprendi que não podemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. Sophia está com conjuntivite e não a levei no médico ontem. Acordou pior. Será que Deus me perdoa?!
bjos

Girassol disse... [Kaka respondeu]

Eu aprendi a sorrir com meu filho, sorrir mesmo, eu simplesmente não sabia sorrir, vejo minhas fotos antes dele estou séria em todas, não sei pq mas o sorriso não saía, eu era travada e quando meu príncipe nasceu e me dava aquele sorriso banguela eu não tive como não sorrir de volta. Meu "bebe" vai fazer 10 anos, tive ele com 17, eu cresci junto dele, aprendi sobre a vida junto dele e o amor que sinto só cresce a cada dia, ele é a luz da minha vida, meu amigo, companheiro, parceiro ... Ele diz q sou linda, faço a melhor comida do mundo e que sou sua melhor amiga, preciso de + alguma coisa?

Anelize disse... [Kaka respondeu]

E cada vez mais eu fico mais fã...
Amei, amei, amei!
Que lindo!
Li em voz alta pra minha irmã que esta aqui comigo, e ela também amou!
Parabéns por este post lindo, que é mais um poema da vida real!
E aprendemos tudo isso e muito mais sendo mães...
Bjs
Ane e Malu
aprendendocomamalu.blogspot.com

Pequenos Mimos disse... [Kaka respondeu]

Minha mãe sempre fala que o que essas crianças tem para nos ensinar está só no começo, qd olho pra trás vejo o quanto amadureci, o quanto mudei e sim tudo pelo fato de ser mãe.
Pra mim o que eu mais aprendi é dar valor aos pequenos momentos, não ficar esperando grandes acontecimentos, todo dia tem coisa nova, cada tempinho passado junto com o filho muda algo em mim e nele.
E aprendi que coração de mãe é o melhor livro sobre educação do seu próprio filho, ninguém nunca vai saber o meu Miguel melhor que eu, Deus dá o filho para cada mãe, e cada mãe é a melhor mãe do mundo para esse filho, Deus não faz coisa errada.
bjs e boa quarta

S.Anne Dantas disse... [Kaka respondeu]

E quando a gente acha que ja aprendeu tudo ai vem a vida nos ensinando mais, seja em forma de uma tragedia, ou como um ser lindo desses que caiu no nosso colo, chamado filhos, ne kaka?
Bacana seus dizeres.
Fica com Deus.

www.sannedantas.blogspot.com

Bete Strøm disse... [Kaka respondeu]

Ser mae nos renova, nos faz mas inteligente, nos faz crescer, realmente nos renova!!! Beijos

Chris Ferreira disse... [Kaka respondeu]

OI Kaka,
agora consegui comentar.
Realmente aprendeos muito com a materindade. Seu texto está emocionante.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Cléo Silva Oliveira disse... [Kaka respondeu]

Ser mãe é aprender a cada minuto com um ser que é inocente, dependente de todos seus cuiados e atençao. Doar amor incondicional. Te seguindo. Bjs
Cléo
http://eueosgemeos.blogspot.com/

Aline Gago disse... [Kaka respondeu]

Kaka,

O que mais me chamou atenção no post foi: aprendi a dirigir.
Nossa já estou indo para a 5ª prova, e me pergunto será que nasci para isso? Nas aulas 100% no dia da prova não sou ninguém!
Bom, estamos juntas no compromisso mamães blogueiras!
Beijinhos
Aline
Festas Criativas by Aline Gago

Toninha Borges disse... [Kaka respondeu]

Bom dia miga deixei um selinho pra vc no meu blog.
http://cantinhodatoninha.blogspot.com/

Elaine disse... [Kaka respondeu]

vc disse tudo!nossa e é taao bom ser mae nao é msmo?nem sei q seria de mim hj se nao fosse meus filhos!
bj*

Unknown disse... [Kaka respondeu]

Existem coisas que só um filho faz por você, a Consul não vai conseguir jamais! Hahahaha ...

Parabéns por se dar a vontade de querer e estar aberta para aprender tantas coisas, muito mais além do que trocar fralda, dar banho e colocar para dormir!

Beijos, Má
www.monmaternite.com

Unknown disse... [Kaka respondeu]

A vida em si é uma grande aprendizado, mas depois que nos tornamos mães aprendemos o verdadeiro sentido da vida.beijos
http://maede4princesas.blogspot.com/

disse... [Kaka respondeu]

Lindo, lindo texto! Principalmente a parte de se afastar das pessoas negativas, recalcadas e falsas... Como eu era boba com isso antes de ser mãe! Com certeza aprendi melhor algumas regras de vida e convivência... Obrigada por escrever!

Pequenos Mimos disse... [Kaka respondeu]

Bom dia, as xuquinhas estão uma fofura mesmo né?
Eu fico imaginando se meu novo bb for menina vou enfeitar até,hehehe
bjs e boa semana

Anônimo disse... [Kaka respondeu]

Que lindo!

Aprendemos tanto todos os dias com nossos filhotes e isso nos torna pessoas tão melhores!

Aprendemos e ensinamos!

Bjocas, Cléo
Até a próxima semana!