quinta-feira, 25 de agosto de 2011

3

Eu , a Marinheira de Primeira,Amamentação e a Nuk

Ontem fui no Curso promovido pela Marinheira de Primeira e patrocinada pela Nuk Brasil ,e nossa eu adorei! sem falar claro,no lindo kit que ganhei da Nuk por participar desse evento,Helena agradece!

Por mais que eu já tenha uma filha de 2 anos,as dicas que tirei de lá me ajudarão e muito no 2º rebento,e com certeza poder passar a diante essas informações ,são o que fazem essa blogoesfera ser o máximo.

Quando a Helena nasceu,quem me acompanha,bem sabe que eu sofri e muito pra amamentar ,não preparei meus seios,não tive nenhuma informação sobre a amamentação e o pior dos meus medos era não ter leite,mal eu sabia que o pior era não ter tido as informações necessárias para esse momento,por isso que hoje nesse post irei compartilhar exatamente o que ouvi ontem,e tenho certeza que ajudará muitas mamães!

Primeiro: Tem que preparar o bico do seio!!!!!  eu não preparei,e acredito que a maioria das mães não preparem,ou não preparem corretamente.Sei que o bico fica mega dolorido na gestação ,então se não tiver coragem de esfregar com uma toalha ,rolar o bico com os dedos, entre outras manobras doloridas,por favor pegue pelo menos um sol ,isso já ajudará e muito.Sempre peça indicação da melhor técnica pro seu Obstetra ok?

Segundo: O momento da amamentação é crucial para o sucesso dela,aquela primeira mamada ainda no hospital,deve ser tratada de uma forma única,e deve ser feita de preferência num momento tranquilo,aonde esteja só você,o seu bebê,o pai do bebê e a enfermeira que irá te ajudar.Não dá pra reunir a "galera" pra essa primeira mamada,e sem cerimônias,peça que todos se retirem do quarto!

Terceiro:A pega do bebê! esse assunto sempre me irritou,porque eu não entendia ,e logo no dia seguinte do nascimento da Helena meu peito já estava assado",e quando aparecia alguém e falava : É a pega dela" me dava uma quentura de irritação..mas é a pura verdade ,a pega importa e muito,não só pra evitar rachaduras e afins,mas para a alimentação correta do bebê,a boa pega influencia no ganho de peso,na quantidade ingerida de leite e etc...A boa pega influencia até nos engasgos,pois descobri ontem,que o bebê engasga muito mamando porque o bico do seio esta lá na "goela" dele fazendo o leite sair diretamente pra garganta.


Quarto:Calma,tranquilidade,muita ingestão de liquido ( água tá?) e descanso! pro sucesso da amamentação ocorrer é necessário,muita paz,e ficar surda para os palpites erróneos dos "familiares e amigos",e ter na cabeça que não existe leite fraco,o que pode acontecer e acontece  muito é de algumas mamães não terem leite suficiente para a fome daquele bebê.E também não se desespere ok? Hoje existem fórmulas no mercado que nos salvam! Ouvi uma frase ontem maravilhosa : Mais vale uma mamadeira feliz do que um peito deprimido! Liberte-se !

Quinto: O que comer? Eu sei que canjica,caracu,alfalfa,e etc...não produzem leite,mas que nos ajudam a acreditar ,ahh isso ajudam,então se quiser comer uma panela de canjica,pode comer,mas por favor não acredite que você terá mais leite por isso,você só conseguirá uns quilinhos a mais...Eu particurlamente não fiz nenhuma dieta ,e não tive nenhuma restrição,mas conheço médicos que indicam uma dieta,então converse com seu Obstetra  sobre isso,e fique bem ligada! óbvio que uma alimentação balanceada ,com bastante ingestão de frutas,legumes e liquido,ajuda e muito na produção saudável do leite materno,e se alimentar bem tem que fazer parte da nossa rotinha,se você já for uma pessoa saudável ,não terá nenhuma dificuldade.

Sexto: A posição.Que posição adotar para a amamentação? existem várias,acho que vale você ir testando qual se adapta melhor a você.Eu sempre preferi a tradicional,,barriga com barriga sabe? e depois de uns meses foi a deitada,mas muito cuidado com essa!!! num recém nascido eu não indico essa posição porque você corre o risco de dormir por cima do bebê.O bebê sempre prefere um peito né? ele prefere e a gente também,e descobri ontem que a melhor técnica é você mudar o bebê de posição mas mantendo o corpinho dele na mesma posição que ele estava.Eu amei essa dica!



Sétimo: Colocar o bebê pra arrotar.Perrengue né? porque tem bebês que demoram muitooo pra arrotar e a gente mofa lá com ele no colo,e gente olha que informação preciosa: se o bebê não arrotar em 5 min ele não vai arrotar ,ele não deglutiu ar!!!! Ahhh se eu soubesse disso antes viu? Mas pra facilitar a vida,também vale escolher a melhor posição pro bebê dar aquele arrotinho,pra mim sempre  funcionou a sentadinha,eu segurava a cabecinha dela,deixava ela mini sentadinha e dava uns tapinhas ritimados nas costinhas,era batata!  A minha dica é: Dê para o pai fazer o bebê arrotar!
                                                                       era essa aqui!



Oitavo: Ele esta mamando ou chupetando? Você sabe diferenciar? eu nunca soube e deve ter sido por isso que Helena "chupetou" meu peito até 1 ano e 5 meses..Como descobrir? Bom gente o bebê mama em média 10,15 min em cada peito quando é o colostro,dai quando o leite desce vai pra 15 á 20 min..e não devendo ultrapassar 30 min.Mamadas longas cansam o bebê e nos enlouquece,então 30 min são suficientes tá? Depois disso é só chupetinha..ahh não façam igual a mim ok? eu deixava Helena no seio por exemplo,1 hora,tempo de ver um filme e ela ficar quietinha.

Nono:De quanto em quanto tempo dar o seio? fique tranquila que o seu bebê te dirá! essa pergunta só ele sabe! o importante é não passar 4 horas tá? para que não haja risco de hipoglicemia.

Décimo:Você só consegue acalmar o bebê no seio? Eu era assim,e também a gente vai naquela que qualquer incomodo é peito,a gente acha e os maridos azucrinam falando isso.Gente nem tudo é peito,a gente tem que aprender a delegar o bebê ( ótima dica de ontem) as vezes quando a  gente fica ali com ele no colo,ele sentindo aquele cheirinho de leite a situação só complica,ele vai querer mamar,claro,mas se você sair de cena e deixá-lo aos cuidados do Maridão por exemplo,pode dar certo.

Dicas e Curiosidades:

* Mais vale uma mamadeira na mão do que um peito deprimido. ( Se você não tem leite,se ele secou,se tem que dar complemento,não se culpe,liberte-se,ninguém morreu por tomar mamadeira) Ahh e por favor: Mamadeiras Nuk tá? elas são as indicadas pelos Odontopediatras,e a gente tem q querer sempre o melhor!

*Aonde amamentar? De preferência numa poltrona de amamentação,ou em algum lugar confortável principalmente para as suas costas.Se não tiver uma poltrona,uma almofada de amamentação ajuda e muito!!!

*Vocês  sabiam que o colostro limpa o intestino do bebê  e passa imunidade da mãe para ele? Gente eu juro que não sabia que limpava o intestino do bebê.Olivia muito obrigada por me dar essa informação!

* Sabiam que as almofadas de amamentação são dadas em algumas maternidades de SP?gente,vamos começar uma campanha já para que dêem nas do RJ tbm!

*BPA free.A maioria dos produtos agora são BPA Free ,você sabe como diferenciar? Olha é fácil,as com BPA free são foscas,geralmente mamadeiras foscas e com BPA são brilhosas,mole né? agora se você tá cheia de mamadeira brilhosa em casa não entre em pânico,provavelmente você tomou muita mamadeira com BPA e tá ai vivinha!  mas se puder escolha as BPA free ,não custa nada!

*Absorvente para seios.Eu usei muitooooooo,é feio,marca na roupa,mas ajuda! não da pra ficar com a blusa molhada de leite né? Qual escolher? só testando.Agora tem milhares de modelos!

*A Nuk disponibiliza milhares de produtos para essa fase fascinante da amamentação ,vale muito a pena conferir,eu super indico! Minha irmã usou muito a concha de amamentação,e os discos refrescantes ( que são uma benção)eu com certeza usarei no próximo! Alias os produtos da Nuk me conquistaram viu? ainda mais pela facilidade de achar,em qualquer boa farmácia tem,no curso da Marinheira de Primeira todas as mamães eram adeptas da marca! espertissimas!

Gente,mais importante ,a amamentação é uma doação e uma escolha viu? Se você não quiser amamentar,se não puder ,não se culpe,conheço muitas mulheres que não quiseram,outras que não puderam e são muito bem resolvidas com isso.A amamentação tem que ser uma ato de  amor,e um ato de prazer,pra você e pro seu bebê.

Pra conhecer a Marinheira de Primeira e os cursos que ela dá ,clique aqui.Recomendo!


Ahhh uma fotinho das lindas "Marinheiras de Primeira"

Gente sorry,as fotos ficaram bastante escuras! mas dá pra notar o clima mega gostoso né?


3 comentários:

Carol Damasceno disse... [Kaka respondeu]

Kaka, adorei o post.
Preparar os seios ajudam MUITO. Eu tive coragem de esfregar a toalha e outras coisas e o meu bico não deu nenhuma rachadinha. Nunca senti uma dor pra amamentar.. Nadinha.
Quando fiquei grávida li tanto que quase nem precisa ir ao médico...kkk (exagero)
Adorei as dicas!!!
Beijinhos

Caroline Assumpção disse... [Kaka respondeu]

Eu adorei as dicas, e para nós mães de 1° viagem informação é tudo! AMEI!

Caroline Assumpção disse... [Kaka respondeu]

AMEI, informação realmente é tudo!