sexta-feira, 29 de abril de 2011

2

O lado negro da Maternidade

Todos nós temos um "Dark side",um lado negro,lado que não nos orgulhamos claro,é um lado negro afinal..mais ele faz parte de nós ,e esta ali nas nossas entranhas,é ele que nos faz mais humanos,mais normais,e nos consola quando temos acessos e ataques de fúrias e similares.

Na maternidade não é diferente,ele também existe,e não estou falando de depressão pós parto,porque isso é realmente um problema e uma disfunção,estou falando daqueles pensamentos que nos acompanham nos momentos mais duros.

Antes da Helena nascer eu pensava muito na depressão pós parto,e ficava pensando se a teria,e qual seria minha reação ao ver a Helena,se ia rejeita-la,e etc..acho que pensamentos que no fundo fazem parte de todas nós.Graças a Deus nada disso aconteceu e meu amor pela D.Potoquita foi instantâneo e radical.

Mais o meu "lado negro" após o nascimento dela existe,e eu não amar ela cegamente o tempo todo me pareceu muito normal,e quando tenho momentos que gostaria que ela estivesse ainda na minha barriga para eu poder dormir um pouco,ou ver algum programa na tv,também me parecem perfeitamente normais,e tenho muita coragem para falar disso,tendo em vista que toda a mãe se cobra muito em amar seu filho o tempo todo, em tempo integral e se culpa muito em querer fazer algo que não incluía o filhote.

É humanamente impossível você amar uma pessoa o tempo todo e nunca ter sentimentos negativos e sim ,as vezes,eu me pego mega irritada quando Helena começa a falar "Manhêeee" 100 x seguidas enquanto estou bem ao seu lado perguntando o que ela quer,sou maluca? acho que não?

E quando você dá mamar pro bebê as 23:00 da noite ,o coloca pra dormir,e tem aquela sensação de vitória,afinal você esta exausta,e aí ele começa a chorar,quer mamar de novo,e você quer cuidar dele,quer alimenta-lo,mais ao mesmo tempo esta tão cansada! nossa isso não é conflitante? louco ou pelo menos de enlouquecer? você "quase",digo "quase" desejaria que ele não tivesse nascido.

Se você for honesta consigo mesma,verá que terá momentos que a única coisa que você quer é colocar o pé pra cima e ralaxar e quando não conseguir isso,ter "pensamentos dark" ,do tipo: - Podia aparecer alguém e levar esse bebê pra dar uma volta- sem se sentir uma monstra por isso.Fora que terá dias que o seu bebê se transformará no "monstro" ,jogará comida na sua cara,no chão,( depois de você ter acabado de passar pano),fazer altas birras e você vai ter vontade de esganá-lo! você se culpará por isso? porque eu não conheço uma criança que algum momento não tire sua mãe do sério, e essas mães geralmente pensam- " O que eu fiz pra merecer essa criança?"

“Ser capaz de tolerar os sentimentos de amor e ódio, que aparecem em momentos diferentes da nossa vida, sem que um sentimento destrua o outro, é um sinal de boa saúde mental. Negar ou suprimir qualquer um dos dois leva a relacionamentos desgastados e rígidos, nos quais a pessoa não vive sua realidade emocional por completo.” ( Trecho do Livro : The Monster Whitin: The Hidden Side of de Motherhood- Barbara Almond)

Quando o "Lado negro" aparecer é preciso se perdoar e não considerar isso um crime,a maioria de nós amamos nossos filhos boa parte do tempo,mais não o tempo todo.

E se você esta confusa,impaciente,questionadora, pode sempre recorrer as amigas com filhos,amigas mais velhas com filhos,com profissionais que te dirão o quanto normal é isso,descanse um pouco,tenha um tempo pra vc,isso é o principal, o estresse e o cansaço que nos leva a esse lado "negro",e claro,sempre que precisarem podem ler o meu blog! aposto que vai ajudar de alguma forma!


2 comentários:

Lisa Kauffmann disse... [Kaka respondeu]

Ele crescem tao rapido..Aproveita tudo ,mesmo essa lado negro. eu entnedo muito bem!!

Lisa Kauffmann disse... [Kaka respondeu]

Eles crescem tao rapido..Aproveita tudo de bom e de ruim!!